quinta-feira, 10 de julho de 2008

G8

O grupo dos mais industrializados do planeta Terra, formados pelos líderes do Japão, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, França, Itália, Rússia e EUA se reuniram este mês e decidiram realizar o acordo de reduzir 50% da emissão do CO2 até 2050. Não soa como uma piada? (Kyoto)
Houve algum acordo já realizado que foi cumprido? Que meta é essa de redução de 50% até 2050?
É para rimar? Ou combinar? 50 e 50?

Não, não. Acho que o palhaço sou eu, faz tempo que estou para comprar meu nariz vermelho.

62% da emissão de dióxido de carbono é fruto dos países que fazem parte do G8 e mesmo assim o Tio Sam só aceitou a este patético acordo se os países emergentes se comprometessem a diminuir a emissão também. É como se esquivar da sua responsabilidade. E ainda querem comandar o mundo sem responsabilidade?

Não há um plano em curto prazo, nem explicações de como pretendem proceder para que esta redução seja real. Fica tudo muito subjetivo. Disseram: -"Foi um pequeno passo.", o pequeno passo foi a dezenas de anos atrás através de vários outros acordos e campanhas. O que quer dizer com "Pequeno passo"? Que ultraje!
Também disseram: -"Esta reunião não foi muito significativa", e eu pergunto: - E quando será significativa a ponto de decidir o que realmente fazer?

Quando a questão é "Vamos expandir o G8" o Petróleo-Man diz "Não vejo necessidade para isto". Não me surpreende, aposto que se fosse possível eles (EUA) transformariam em G1. Sou mais o G5.

Se tudo se mantiver da mesma forma, imagino como estaremos (ou não) em 2050.

Um comentário:

  1. combustiveis fosseis:
    abundande na natureza
    Homens com combustiveis fosseis:
    fim da natureza



    te amo
    belo texto
    ;@

    ResponderExcluir