quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Penso, logo existo?

Descartes disse: "-Penso, logo existo".

Sabe, não consigo concordar plenamente com isso.
Vivo uma constante dúvida do que é realmente realidade.
Afinal só consigo perceber a existência do que vejo e toco.
Hoje sabemos que obviamente existem coisas além do que conseguirmos ver o tocar.
Então o que garante que isso é realidade, ou pior, a NOSSA realidade. Poderíamos ser fruto da imaginação de outra pessoa, o que acabaria totalmente com a idéia do livre arbítrio.

Vamos a um exemplo mais prático: Se ponho um óculos com lentes vermelhas e no instante seguinte esqueço-me de tudo que aconteceu até ali. O que pensaria? Aposto que pensaria que tudo à minha volta é composto por tons de vermelho, iria paracer bem óbvio para mim.
Platão veio com aquela metáfora da historia dos homens das cavernar presos em correntes que viam o mundo somente através das sombras, um dia um escapou e veio informa-lhes que o mundo não era assim. Resultado? O chamaram de louco e o mataram.

Preciso resgatar um pouco da "loucura" interna para ver as coisas, ou melhor, deixar de enxergar os filtros impostos à nossa visão.

Enfim o que o quero saber, resumindo, é que como sei que o estou escrevendo agora não passa de um sonho e o meu "sonho" não será minha realidade?

Mas não quero respostas, quero continuar aprender a perguntar.|

Nenhum comentário:

Postar um comentário