sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ditadura Disfarçada

Há algum tempo eu venho pensando sobre a ditadura que no passado sofremos neste país e também em outros paises. Não vivi naquela época, apenas pude imaginar através dos livros de história, documentários televisivos e depoimentos de professores.


 


Não posso deixar de comparar aqueles fatos com a nossa realidade atual e, crucifiquem-me se quiser, às vezes acho que ainda vivemos uma ditadura disfarçada.


 


Vamos aos fatos (falando do Brasil):


Algo que lembro muito meu professor comentar aquela época era que não se podia andar em grupos que continham mais de 3 pessoas, ou mesmo um encontro em alguma praça pública com um grupo de amigos eram reprimidos pelos policiais. Pois bem, isso não mudou, pelo menos para o período noturno, digo por mim que cansei de ser reprimido por policiais em praças públicas, condenado por esta fazendo nada de errado, a não ser que estar com um grupo de amigos conversando seja proibido, e claro, não se esquecem nunca de usar a boa e velha violência e ignorância como companheiros.


 


Também tenho ouvido bastante nos documentários sobre a desigualdade social, sabemos que 10% dos mais ricos detêm 75% da riqueza do Brasil e são os que contribuem com menos impostos o que torna cada vez mais acentuada esta situação. No período do golpe de 64 esta situação não estava diferente, para não dizer menos pior.


 


 


Falando um pouco de nível mundial, não posso deixar de comentar nosso querido Tio Sam, os EUA. Sinceramente se alguém entende aquele tipo de voto como democrático, por favor, me convença, que o maior país pregador da democracia é onde não a encontro.


Os motivos? Acho que todos estão “carecas” de saber. Iraque, petróleo, bombas atômicas... Ah! Bombas atômicas! Esse é um assunto que não engulo, junto com a “humanitária” ONU onde apenas 5 paises têm o poder do veto. Afinal de contas, ninguém pode enriquecer urânio, se o fizer ou desconfiarem que esta sendo feito, ta um bom motivo para invadir um país, mas os paises de “respeito” não são questionados e fazem o que bem entendem, ta aí! Muito democrático eu diria.


 


E não esqueça da ditadura das informações da mídia televisiva, “plim-plim! A gente se vê por aqui!”, mas isso é assunto para outro post.

Um comentário:

  1. De todas as ditaduras, a única que eu me sinto capaz de comentar é a 'plim-plim'. Então, aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir